Quanto custam as fugas de ar comprimido?
As fugas de ar comprimido podem ter consequências mais ou menos evidentes mas, todas elas afetam negativamente o seu sistema. Neste artigo enumeramos alguns dos problemas mais comuns que implicam custos adicionais que podem ser eliminados ao mesmo tempo que as próprias fugas.
Desperdício de Energia
Os sistemas de ar comprimido são responsáveis por mais de 10% do consumo total de energia da indústria Europeia. Estima-se também que as fugas de ar comprimido podem representar até 40% do consumo de energia em alguns sistemas*. É por este motivo que a eliminação de fugas é a medida mais importante para economizar energia num sistema de ar comprimido.
Estrutura de Custos de um Compressor
Utilize a nossa calculadora do custo de fugas para estimar quanto pode estar a perder.
Diminuição do tempo de vida útil
Para além do impacto nos custos de operação, as fugas podem afetar o funcionamento de todo o sistema. Para produzir a quantidade de ar necessária, os compressores terão que trabalhar mais intensamente aumentando os custos de manutenção e diminuído o seu tempo de vida útil.
Mais tempo de paralisação
Se o compressor trabalha mais intensamente, os intervalos de manutenção são mais curtos. Provavelmente as avarias também vão aumentar e consequentemente os tempos de paragem.
Baixa Performance
Os equipamentos pneumáticos necessitam de uma determinada quantidade de ar comprimido para trabalharem nas condições de melhor performance. Havendo fugas, a quantidade de ar disponível pode não ser suficiente para trabalhar de acordo com as especificações. Este tipo de consequência afeta sistemas de controlo como as válvulas com atuadores pneumáticos.
*ADENE – Manual de Eficiência Energética em Sistemas de Ar Comprimido
Como podemos ajudar?
Fale connosco para avaliarmos quanto pode estar a perder em fugas de ar comprimido.