Porque deve eliminar as fugas de ar comprimido

Porque deve eliminar as fugas de ar comprimido

O ar comprimido é responsável por mais de 10% do consumo de eletricidade na indústria europeia. É por isso, muito importante identificar e implementar todas as oportunidades de melhoria para aumentar o desempenho energético de um sistema de ar comprimido. A deteção e eliminação de fugas é a oportunidade de melhoria que apresenta um maior potencial de economizar energia. Neste artigo enumeramos algumas razões porque se deve implementar esta medida.

1. Poupar dinheiro

Estima-se que, na indústria portuguesa, as fugas de ar comprimido podem ser responsáveis por até 40% do desperdício de energia elétrica em algumas instalações de ar comprimido*. Uma única fuga de 100 litros/min pode custar 1000 euros por ano. Com o recente aumento dos preços da energia, torna-se cada vez mais difícil ignorar este problema. Para além dos custos de energia, as fugas de ar comprimido têm impacto nos custos de manutenção e investimento.

*ADENE – Manual de Eficiência Energética em Sistemas de Ar Comprimido

2. Investimento seguro

Devido ao grande potencial de poupança, o retorno do investimento na deteção e eliminação de fugas é muito rápido, tipicamente é inferir a 1 ano. Ao contrário de outras medidas de melhoria de um sistema de ar comprimido, não é necessário uma análise detalhada da viabilidade do projeto devido ao baixo custo de implementação.

3. Sustentabilidade

A pressão para aumentar a eficiência energética e diminuir as emissões de CO2 é cada vez maior. Ao contrário de outras medidas que diminuem o impacto ambiental, a deteção e eliminação de fugas de ar comprimido, não implica grandes investimentos como mencionado no ponto anterior. A utilização de ultrassons para detetar as fugas de ar comprimido permite estimar a quantidade CO2 emitida para a atmosfera através do desperdício de ar comprimido.

4. Melhorar imagem corporativa

As fugas de ar comprimido contribuem para um ambiente de trabalho degradado e má imagem corporativa. Do mesmo modo que uma fuga de água ou óleo são inadmissíveis, também as fugas de ar comprimido não devem ser toleradas. O ruído produzido por uma fuga pode-se tornar muito inconveniente para quem tem que conviver com ele diariamente.

5. Fácil e rápido

Os métodos modernos de deteção de fugas como a tecnologia de ultrassons, permitem uma deteção rápida de fugas em ambientes ruidosos e sem necessidade de interrupção das atividades da indústria. Esta tecnologia permite ainda quantificar as fugas para que se possa definir a prioridade de reparação.

Como podemos ajudar?

Fale connosco para avaliarmos quanto pode estar a perder em fugas de ar comprimido.