Causas comuns de fugas de ar comprimido e outros gases

Causas comuns de fugas de ar comprimido e outros gases

As fugas são pequenos problemas que podem causar grandes perdas. Uma única fuga de 4 milímetros de diâmetro numa rede de ar comprimido a 8 bar corresponde a um custo anual superior a 7 mil euros em eletricidade. Mas as fugas não afetam só o consumo energético. Os custos de manutenção e produtividade também são afetados negativamente. É por isso importante compreender as causas mais comuns para a existência de fugas em redes de ar comprimido e implementar um programa de deteção de fugas.

Instalação incorreta

Frequentemente é possível encontrar fugas causadas por problemas relacionados com a instalação da tubagem e acessórios. Alguns dos erros mais comuns que causam fugas são:

  • Aperto excessivo ou insuficiente das roscas;
  • Vedante (exemplo: fita de teflon) aplicado no sentido errado ou em quantidades não recomendadas;
  • Tubo mal preparado (exemplo: corte com ferramentas inapropriadas).
  • Tubagens e equipamentos sem fixações.

Para evitar este tipo de problemas é fundamental seguir à risca as instruções dos fabricantes ou recorrer aos serviços de técnicos com qualificações adequadas.

Incompatibilidade

Também é comum encontrar situações em que se utilizam materiais incompatíveis quimicamente. Neste caso é importante fazer uma seleção adequada dos materiais que compõem as tubagens, acessórios e vedantes de acordo com os fluídos utilizados e condições de operação (pressão e temperatura). Nesta seleção é também importante considerar as condições do ambiente onde a instalação será feita.

A combinação de acessórios incompatíveis mecanicamente é também uma causa comum de fugas. Por exemplo, a combinação de acessórios com roscas incompatíveis.

Degradação dos materiais

O desgaste natural a que os componentes de uma rede de ar comprimido estão sujeitos durante a sua utilização é outro fator que contribui para a degradação dos materiais e consequentemente o aparecimento de fugas. Exemplos de fugas por degradação dos materiais são as fugas em acoplamentos de engate rápido.

Acabe com as fugas

Saiba mais sobre o nosso serviço de deteção de fugas e coloque as suas questões.